domingo, 13 de outubro de 2013

Centro Virtual de Referência do Professor

O Centro Virtual de Referência do Professor é um ambiente virtual onde o professor encontra as propostas curriculares do Currículo Básico Comum (CBC), orientações pedagógicas para trabalhar os conteúdos do CBC, roteiros de atividades, módulos didáticos, fórum de discussão, entre outros recursos para auxiliar o professor na organização do trabalho pedagógico.

 

 Link do Centro Virtual de Referência do Professor (CRV):
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?&usr=pub&id_projeto=27&id_objeto=58314&id_pai=104083&tipo=li&n1=&n2=M%C3%B3dulos%20Did%C3%A1ticos&n3=Ensino%20M%C3%A9dio&n4=F%C3%ADsica&b=s&ordem=campo3&cp=780031&cb=mfi




sábado, 12 de outubro de 2013

Formigueiros ventilados

A saúva, também conhecida como formiga cortadeira, é conhecida por cortar as folhas de plantas, levar para o formigueiro e utilizá-las para cultivar um fungo que é o seu alimento.



As formigas saúvas constroem enormes formigueiros, que podem chegar a 6 metros de profundidade e abrigar cinco milhões de formigas. A atividade de todas essas formigas gera energia térmica que aquece o ar, elevando a temperatura do formigueiro acima do valor ideal que é 30º C. Para solucionar este problema, os formigueiros são ventilados para controlar tanto a temperatura, quanto a taxa de oxigênio.



A ventilação do formigueiro ocorre devido aos montes de terra dispostos nas suas diversas entradas. Quando o vento sopra em uma dessas aberturas, ele tende a arrastar as moléculas de ar da entrada. Como os montes de terra em cada entrada são diferentes, o arrasto é mais acentuado em uma entrada do que na outra. Assim, o ar é puxado para fora de uma das aberturas, o que faz entrar ar pela outra abertura e passar por dentro do túnel. Com esse suprimento de oxigênio constante, os animais não correm o risco de morrer asfixiados!

O vídeo é uma reportagem exibida pela TV Cultura e mostra a estrutura interna de uma formigueiro.




Pássaros voando em V

Você sabe por que muitos bandos de pássaros adotam uma formação em V quando têm que voar grandes distâncias?

Quando um pássaro voa batendo as asas, cada vez que uma asa empurra o ar para baixo cria um redemoinho no ar direcionando-o para atrás. Este redemoinho circula de modo que um pássaro que vai atrás dele recebe uma corrente de ar ascendente, ganhando sustentação gratuita! O pássaro que recebe esta corrente de ar ascendente continuará tendo que bater as asas para se manter no ar, mas com menos gasto de energia.

Para entrar na corrente ascendente, o pássaro que vem atrás deve estar deslocado em relação ao pássaro da frente e a formação em V é uma das melhores! 


Embora o pássaro da frente experimente parte da corrente ascendente dos pássaros à sua esquerda e à direita, a posição de líder costuma ser cansativa. Por isso, muitos pássaros de um bando se revesam na posição de líder. 

Fonte: WALKER, J. O Circo Voador da Física. Rio de Janeiro: LTC, 2008.