sábado, 12 de outubro de 2013

Formigueiros ventilados

A saúva, também conhecida como formiga cortadeira, é conhecida por cortar as folhas de plantas, levar para o formigueiro e utilizá-las para cultivar um fungo que é o seu alimento.



As formigas saúvas constroem enormes formigueiros, que podem chegar a 6 metros de profundidade e abrigar cinco milhões de formigas. A atividade de todas essas formigas gera energia térmica que aquece o ar, elevando a temperatura do formigueiro acima do valor ideal que é 30º C. Para solucionar este problema, os formigueiros são ventilados para controlar tanto a temperatura, quanto a taxa de oxigênio.



A ventilação do formigueiro ocorre devido aos montes de terra dispostos nas suas diversas entradas. Quando o vento sopra em uma dessas aberturas, ele tende a arrastar as moléculas de ar da entrada. Como os montes de terra em cada entrada são diferentes, o arrasto é mais acentuado em uma entrada do que na outra. Assim, o ar é puxado para fora de uma das aberturas, o que faz entrar ar pela outra abertura e passar por dentro do túnel. Com esse suprimento de oxigênio constante, os animais não correm o risco de morrer asfixiados!

O vídeo é uma reportagem exibida pela TV Cultura e mostra a estrutura interna de uma formigueiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário